O 'Berço da Humanidade' pode ser um milhão de anos mais velho

POSTAGENS RECENTES
O 'Berço da Humanidade' pode ser um milhão de anos mais velho 

O 'Berço da Humanidade' é um Patrimônio Mundial da UNESCO na África do Sul, compreendendo vários sítios de cavernas fósseis, incluindo as Cavernas de Sterkfontein. Sterkfontein ficou famoso pela descoberta do primeiro Australopithecus adulto, um antigo hominídeo, em 1936.

Durante décadas, os cientistas estudaram esses fósseis de ancestrais humanos primitivos e seus parentes há muito perdidos. Agora, um método de datação desenvolvido por um geólogo da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, acaba de atrasar a idade de alguns desses fósseis encontrados na caverna de Sterkfontein em mais de um milhão de anos. Isso os tornaria mais velhos que Dinkinesh, também chamado de Lucy, o fóssil de Australopithecus mais famoso do mundo.

Os hominídeos incluem humanos e nossos parentes ancestrais, mas não os outros grandes símios. Desde então, centenas de fósseis de Australopithecus foram encontrados lá, incluindo a conhecida Sra. Ples e o esqueleto quase completo conhecido como Little Foot. Paleoantropólogos e outros cientistas estudam Sterkfontein e outros locais de cavernas no Berço da Humanidade há décadas para esclarecer a evolução humana e ambiental nos últimos 4 milhões de anos.

   Darryl Granger, professor de ciências terrestres, atmosféricas e planetárias na Purdue University School of Science, é um desses cientistas, trabalhando em uma equipe internacional. Granger é especialista em datar depósitos geológicos, incluindo aqueles em cavernas.

Seu trabalho anterior em Sterkfontein datou o esqueleto do Little Foot em cerca de 3,7 milhões de anos, mas os cientistas continuam a debater a idade de outros fósseis do local.

Granger e uma equipe de cientistas, incluindo pesquisadores da Universidade de Witwatersrand (África do Sul) e da Universidade Toulouse Jean Jaurès (França), descobriram que não apenas Little Foot, mas todos os sedimentos da caverna contendo Australopithecus, estão entre 3,4 e 3,7 milhões de anos, em vez de entre 2 e 2,5 milhões de anos, como se pensava anteriormente.

   Essa idade coloca esses fósseis no início da era do Australopithecus, e não perto do fim. Dinkinesh, que vem da Etiópia, tem 3,2 milhões de anos, e sua espécie, Australopithecus africanus, remonta a cerca de 3,9 milhões de anos.

Créditos 


La 'Cuna de la Humanidad' puede ser un millón de años más antigua, EUROPAPRESS. https://www.europapress.es/ciencia/ruinas-y-fosiles/noticia-cuna-humanidad-puede-ser-millon-anos-mas-antigua-20220628101917.html



INÉRCIA: HTML tutorial

MODELO GEOCÊNTRICO E O HELIOCÊNTRICO: HTML tutorial

ELETRIZAÇÃO: HTML tutorial

CALORIMETRIA: HTML tutorial

REFRAÇÃO DE UMA ONDA : HTML tutorial

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem