Um medicamento faz com que o câncer de cólon regrida completamente.

POSTAGENS RECENTES
Dostarlimab , um anticorpo monoclonal que bloqueia o receptor da proteína de morte celular programada 1 (PD-1), o que o torna um tratamento anti-PD-1 , demonstrou ser capaz de alcançar uma resposta clínica completa no câncer retal localmente avançado com deficiência de reparo de incompatibilidade. E o mais novo é que a resposta foi alcançada com a administração exclusiva do medicamento , sem radiação ou cirurgia, segundo Andrea Cercek , médica oncologista do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, em Nova York, Estados Unidos , cuja equipe apresentou os resultados de seu trabalho na reunião da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO22)sendo realizado em Chicago, e publicado na última edição do The New England Journal of Medicine (NEJM) .

Cultura de células cancerosas.

A quimioterapia neoadjuvante e a radioterapia seguidas de ressecção cirúrgica do reto geralmente são o tratamento multimodal padrão para o câncer retal localmente avançado. Dentro disso, um subconjunto é causado por uma deficiência no reparo de incompatibilidade : certos genes carregam informações que informam às células do corpo como funcionar e que ajudam a reparar um tipo específico de dano ao DNA por meio de um processo chamado reparo de incompatibilidade.

Estima-se que entre 5% e 10% dos adenocarcinomas retais sejam deficientes no reparo do mismatch , e esses tumores demonstraram responder mal aos regimes de quimioterapia padrão, incluindo quimioterapia neoadjuvante no câncer retal localmente avançado. . Mas, o bloqueio do checkpoint imunológico sozinho também se mostrou altamente eficaz como tratamento de primeira linha para pacientes com câncer colorretal metastático pobre em reparo de incompatibilidade , bem como para pacientes com doença refratária ao tratamento ., com taxas de resposta objetiva variando de 33% a 55%, duração de resposta clinicamente significativa e sobrevida global prolongada, é discutido no artigo.

"Com base nos benefícios observados no cenário da doença metastática, levantamos a hipótese de que o bloqueio de agente único da morte programada 1 (PD-1) pode ser benéfico no câncer retal localmente avançado e com deficiência de proteína. o reparo de erros de emparelhamento", diz Cercek.

Para fazer isso, os pesquisadores iniciaram um estudo prospectivo de fase 2 no qual o anticorpo monoclonal anti-PD-1 dostarlimab foi administrado como um agente único a cada 3 semanas por 6 meses em pacientes com adenocarcinoma retal com deficiência de reparo em estágio II ou III . .

Este tratamento deveria ser seguido por quimiorradioterapia e cirurgia padrão, mas os pacientes que tiveram uma resposta clínica completa após completar a terapia com dostarlimab continuariam sem quimiorradioterapia ou cirurgia.

"Os desfechos primários são resposta clínica completa sustentada 12 meses após a conclusão da terapia com dostarlimab ou resposta patológica completa após a conclusão da terapia com dostarlimab com ou sem quimiorradioterapia e resposta global à terapia neoadjuvante com dostarlimab com ou sem quimiorradioterapia", indicam os autores da investigação.

Com base nos dados apresentados, 12 pacientes completaram o tratamento com dostarlimab e tiveram pelo menos 6 meses de acompanhamento. Todos os 12 pacientes tiveram resposta clínica completa , sem evidência de tumor nos exames de acompanhamento: ressonância magnética, tomografia por emissão de pósitrons (PET) com F-fluorodesoxiglicose, avaliação endoscópica, toque retal ou biópsia.

"No momento deste relatório, os pesquisadores observam que nenhum paciente havia recebido terapia de quimiorradiação ou cirurgia , e nenhum caso de progressão ou recorrência havia sido relatado durante o acompanhamento, variando de 6 a 25 meses, nem eventos adversos de grau 3 ou superior. foram relatados.

As principais observações do trabalho da equipe de Nova York concluem que o câncer retal localmente avançado, com deficiência de reparo de incompatibilidade, era altamente sensível ao bloqueio de PD-1 de agente único . No entanto, também enfatiza que " é necessário um acompanhamento mais longo para avaliar a duração da resposta".

Os pacientes incluídos tinham câncer retal estágio II ou estágio III com deficiência de reparo de incompatibilidade diagnosticada usando critérios clínicos padrão .

O status de reparo de incompatibilidade foi determinado usando um ensaio imuno-histoquímico cromogênico para a detecção de perda de expressão dos genes MLH1, MSH1, MSH6 e PMS2.

Uma questão importante levantada pelos autores após o que foi observado no trabalho é por que esses tumores retais deficientes no reparo de incompatibilidades localizadas respondem de forma muito mais robusta do que os tumores colorretais metastáticos ?

Em outro estudo envolvendo pacientes com doença metastática que não haviam recebido nenhum tratamento anteriormente, a taxa de resposta completa baseada em imagem de tumores colorretais com erro de reparo deficiente foi de 11,1% "apesar da presença de alterações moleculares na linha de base semelhantes às do tumores avaliados em nosso estudo", diz Cercek.


CRÉDITOS

Un fármaco logra que el cáncer de colon remita totalmente en todos los pacientes de un estúdio, ELMUNDO. https://www.elmundo.es/ciencia-y-salud/salud/2022/06/08/62a0de18fdddff24ba8b45b5.html?fbclid=IwAR2Po-m2JFaQDQjLguT6g5AWGBK5E5DJBO1GqV3jp9fvOxcfcyzM_3aDkIs

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem