Cientistas conseguiram produzir a fusão nuclear fria pela primeira vez na história. Pesquisadores da empresa australiana HB11 usaram uma nova técnica de laser que não requer altas temperaturas nem deixa resíduos.

A fusão nuclear é o processo pelo qual dois núcleos atômicos leves se combinam para formar um único núcleo mais pesado e, ao mesmo tempo, enormes quantidades de energia são emitidas. As reações de fusão ocorrem em um estado da matéria chamado plasma: um gás quente e carregado composto de íons positivos e elétrons em movimento livre e com propriedades únicas que o distinguem de sólidos, líquidos e gases.

Operar e construir reatores com essas características é extremamente difícil. Até agora, não foi possível manter a reação nuclear por mais de alguns segundos ou que a energia usada para gerá-la fosse menor do que a obtida. Algo vital para que tenha viabilidade comercial.

Para se fundir ao nosso Sol, os núcleos precisam colidir uns com os outros a temperaturas extremamente altas, acima de 10 milhões de graus Celsius, o que lhes permite superar sua repulsão elétrica mútua e se fundir.

Esse tipo de energia obceca os cientistas porque, se a fusão nuclear, semelhante à que ocorre nas estrelas, fosse recriada com sucesso na Terra, ofereceria o potencial para suprimentos praticamente ilimitados de energia de baixo carbono e baixa radiação.

Até agora, a maioria dos grandes projetos que trabalham com fusão nuclear, como o ITER, usa reatores tokamak e outras formas de confinamento magnético para tentar imitar a forma como a fusão nuclear ocorre nas estrelas. E para isso eles têm que conseguir criar um plasma a uma temperatura de 150 milhões de graus Celsius, 10 vezes maior que a do núcleo solar.

Novo método HB11 alcança o impensável
Por isso, a conquista do HB11 é inédita, pois é a primeira vez que se consegue a fusão nuclear a frio, em condições muito diferentes das tratadas até agora.

O HB11 conseguiu gerar a fusão nuclear, mas o fez sem ter que gerar temperaturas tão altas ou usar elementos tão radioativos como o trítio. A empresa australiana utilizou um sistema semelhante à tecnologia, o NIF (National Ignition Facility), que se baseia em lasers muito potentes que atingem uma pequena cápsula cilíndrica contendo deutério e trítio, duas formas de hidrogênio, que fazem com que a pressão aumente e a temperatura para mais de três milhões de graus Celsius. Os raios X que são produzidos aquecem e implodem o hidrogênio até se fundirem criando núcleos de hélio (partículas alfa) e liberando energia.

O reator HB11 também utiliza um recipiente tipo forno que contém uma pequena quantidade do elemento, neste caso o boro. Este 'forno' possui orifícios nas laterais que permitem a entrada de dois feixes de laser. Um dos feixes é responsável por criar um campo magnético capaz de conter o plasma, enquanto o outro lança átomos de hidrogênio a uma velocidade enorme para que colidam com a amostra de boro e seus núcleos se fundam.

Essa fusão entre hidrogênio e boro não gera calor, mas, como acontece no NIF, cria núcleos de hélio que perdem seus elétrons e ficam com carga positiva. O plano da empresa australiana é aproveitar essa carga solta para gerar energia.

De acordo com o estudo do HB11, publicado na revista científica 'Applied Sciences', sua tecnologia produziu "10 vezes mais reações de fusão do que o esperado". empresa de fusão em obter um ganho líquido de energia, ou seja, gerar mais energia do que é necessário para produzi-la.

"A demonstração das reações de fusão por si só é incrivelmente empolgante", diz o Dr. Warren McKenzie, fundador e CEO da HB11 Energy. tecnologia para aumentar ainda mais a energia de fusão que podemos criar.

Créditos