Cientistas do Instituto de Física e Tecnologia de Moscou (MIPT) conseguiram reverter o tempo em um computador quântico , um gadget incrível cujos paradigmas são diferentes dos da computação clássica. E baseia-se no uso de qubits de elétrons em vez de bits, o que dá origem à criação de algoritmos de lógica quântica.

Usando esses qubits, sujeitos às leis da mecânica quântica , os pesquisadores conseguiram voltar no tempo em um experimento que pode ser comparado a um vídeo reproduzido ao contrário: por exemplo, de um vaso que explodiu no chão, mas quando o vídeo está em sentido inverso retorna ao seu lugar e forma originais.

Devido à natureza do estudo, é complexo explicar – ou entender – exatamente como os pesquisadores conseguiram reverter o tempo. Na introdução ao estudo, publicado em Scientific Reports , eles explicam as razões para a realização deste experimento da seguinte forma:

Revelar a origem da flecha do tempo é um dos desafios científicos por excelência. No âmbito da física estatística, esse problema tem sido inexoravelmente associado à segunda lei da termodinâmica, que afirma que "a quantidade de entropia no universo tende a aumentar com o tempo". Resta saber se a irreversibilidade do tempo é uma lei da natureza ou, pelo contrário, pode ser contornada.

É claro que a irreversibilidade do tempo como possibilidade real não é algo que possa ser testado sem uma "máquina do tempo" , e foi aí que os cientistas propuseram o uso do computador quântico e seus algoritmos para alcançar a dinâmica do tempo reverso para um elétron.

O elétron foi afetado por um padrão complexo de alternância entre "uns" e "zeros". Mas um programa modificou o estado do computador quântico a tal ponto que o elétron reverteu seu estado caótico e voltou à ordem, isso por meio de operações que assumem as leis da termodinâmica .

Um qubit é uma unidade de informação descrita por um "um", um "zero"
ou uma "superposição" mista de ambos os "estados".

Com base nessa descoberta, podemos não apenas questionar nossa ideia de tempo como, segundo os pesquisadores, estamos avançando no uso de computadores quânticos . Isso dificilmente significará que podemos viajar no tempo, ou pelo menos não será no futuro imediato - se pudermos falar sobre o futuro. No entanto, a computação quântica pode impactar a vida cotidiana em algum momento , tanto quanto a computação clássica baseada na máquina de Turing fez – e continua a fazer.

No entanto, e para além da física, esta investigação deixa-nos à beira do delírio filosófico. Porque nem todos os dias questionamos nossa ideia de tempo , que costuma estar muito ligada à metáfora da flecha que avança unidirecionalmente, horizontalmente e sem poder parar. Isso, por sua vez, sempre nos leva a valorizar o futuro acima do presente ou do passado. Sem dúvida, a nossa é uma sociedade que vive pensando constantemente no "que poderia ser" ou "o que será".