Enrique Veiga, um engenheiro espanhol aposentado de 82 anos, cria máquina que gera água potável com o ar.

POSTAGENS RECENTES
Enrique Veiga ,um engenheiro espanhol aposentado de 82 anos, cria máquina que gera água potável com o ar.



Enrique Veiga é um engenheiro espanhol aposentado de 82 anos que está fortemente comprometido com as populações mais vulneráveis. Durante a década de 1990, seu país passou por uma grave crise hídrica causada pela seca. Esta foi a sua principal motivação para criar uma máquina geradora de água que na altura era utilizada nas zonas mais desfavorecidas onde a água potável não chegava.

Mas décadas depois, Vega está ciente de que uma máquina com potencial para usar apenas a umidade do ar pode ser muito importante nesta época em que o estresse hídrico parece estar mais presente do que nunca.

O aparelho inventado por Veiga é de grande valia, pois tem a capacidade de gerar água potável mesmo em condições climáticas desfavoráveis . Foi testado em ambientes com temperatura superior a 40ºC e funcionou maravilhosamente, o que sugere que um deserto não seria um problema para a invenção.

Esta não é a primeira tecnologia do gênero, já existem outros tipos de dispositivos que se baseiam no mesmo conceito de condensação da água do ambiente, porém, este é o único que suporta condições extremas de ausência de umidade. Conseguiu extrair água do ambiente mesmo com 15% ou 10% de umidade.

A quantidade de água potável que pode ser extraída em um dia pela condensação do vapor de água no ar não é desprezível. Uma máquina deste tipo produz cerca de 5 mil litros de água potável por dia. Funciona aproveitando a energia elétrica que geram para resfriar o ar a ponto de levá-lo ao ponto de condensação.

O objetivo de Veiga é chegar às comunidades mais desprotegidas do mundo com sua invenção, incluindo a África, onde é sabido que a escassez de água e alimentos leva as populações ao limite. E ele está fazendo isso por meio da instituição de caridade Water Inception, fundada na Suíça em 2017 pelo refugiado vietnamita Nhat Vuong. A fundação já comprou um dos aparelhos e o transferiu para Trípoli, no Líbano, enquanto outro já está produzindo água na Namíbia.

“Nas aldeias namibianas que visitamos, as pessoas ficaram chocadas, não entenderam e perguntaram de onde vinha a água. Nossa ideia não é apenas fazer um dispositivo que seja eficaz, mas também torná-lo útil para pessoas que precisam caminhar quilômetros para buscar água ou cavar poços”, disse Veiga.

Tanto Veiga quanto Vuong continuam com seu objetivo de ajudar comunidades distantes dos benefícios da sociedade. Eles esperam que nos próximos anos haja apoio financeiro destinado inteiramente a levar água e eletricidade aos mais desprotegidos.


CRÉDITOS

Hombre crea una máquina que genera agua potable con el aire, ECOOSFERA. https://ecoosfera.com/medio-ambiente/maquina-generadora-agua-potable-condensacion-aire-medio-ambiente/?fbclid=IwAR2w3No9Ppi8iLGZJptrO2etZMEjfq9zk9XWPl5WtkppCCiMVk9-MAv-eG4


INÉRCIA: HTML tutorial

MODELO GEOCÊNTRICO E O HELIOCÊNTRICO: HTML tutorial

ELETRIZAÇÃO: HTML tutorial

CALORIMETRIA: HTML tutorial

REFRAÇÃO DE UMA ONDA : HTML tutorial

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem