A bateria de lítio-carbono que pode ser recarregada em 90 segundos.

POSTAGENS RECENTES
A bateria de lítio-carbono que pode ser recarregada em 90 segundos. 

A empresa britânica Allotrope Energy desenvolveu uma bateria de lítio-carbono para ciclomotores e scooters elétricos que pode ser recarregada em apenas 90 segundos, graças à alta potência específica fornecida por este material. Esta nova bateria começará a ser comercializada, sendo fornecida aos fabricantes pela Mahle Powertrain, um dos fornecedores mais reconhecidos tanto no setor de duas quanto de quatro rodas.
A alta velocidade de carregamento alcançada com essas baterias é resultado da alta potência específica do lítio-carbono , que pode ultrapassar 15 kW/kg, segundo a Allotrope, o que é 33% a mais do que é alcançado com uma bateria de lítio convencional, que atinge um máximo de 10 kW/kg.

Em entrevista realizada pela Canary Media, Peter EIlson, diretor técnico da Allotrope, explica que em 2014, uma empresa da indústria automotiva alemã ingressou na equipe da Allotrope, que então estava focada no desenvolvimento de capacitores, em busca de uma nova tecnologia de bateria . "Percebemos que a bateria que eles exigiam não era um ultracapacitor ou uma bateria de íons de lítio, mas uma estranha combinação de ambos", acrescenta Wilson.

Os engenheiros então perceberam que a chave para essa tecnologia está no desenvolvimento de carbono não poroso, que tradicionalmente é classificado como um material com propriedades de supercapacitor . “Quando fizemos as contas básicas de por que essa bateria não foi comercializada, ficou claro que o problema era o carbono. Éramos uma empresa especializada nesse material e, por isso, juntamos todas as peças.”

Além de seu alto poder específico, outra vantagem da química lítio-carbono é que ela não usa níquel ou cobalto , dois elementos que colocam problemas na cadeia de suprimentos para fabricantes de baterias convencionais de íons de lítio. O cobalto, em particular, tem disponibilidade limitada. "Você não pode eletrificar todos os carros do mundo com cobalto, simplesmente não temos o suficiente", diz Wilson.

O lítio-carbono é adequado para ciclomotores e scooters elétricos porque são veículos com requisitos de carregamento relativamente simples. É bastante fácil construir uma bateria de lítio-carbono para substituir as baterias de chumbo-ácido ou ferro-fosfato usadas hoje, diz Wilson.

Em teoria, a bateria pode ser totalmente carregada em apenas 60 segundos. O tempo de carregamento de 90 segundos deve-se às limitações da infraestrutura de carregamento e não à bateria. "A razão pela qual o protótipo carrega em 90 segundos é porque Mahle o projetou de tal forma que um sistema de 'buffer de carga' está incluído: o carregador tem uma bateria dentro dele e a bateria descarrega sua energia no ciclomotor", explica Wilson.

Para baterias maiores, as usadas em carros elétricos, não há capacidade na rede elétrica suficiente para lidar com baterias de lítio-carbono. É por isso que é improvável que essa química seja expandida para veículos maiores em breve. Wilson acha que faria mais sentido para os carros elétricos usar baterias híbridas compostas de células de íons de lítio e sistemas de ultracapacitores que podem ser carregados em cinco minutos usando pontos de carregamento de 350kW.

Fonte Noticias Ambientales



INÉRCIA: HTML tutorial </ a>

MODELO GEOCÊNTRICO E O HELIOCÊNTRICO: HTML tutorial </ a>

ELETRIZAÇÃO: HTML tutorial </ a>

CALORIMETRIA: HTML tutorial </ a>

REFRAÇÃO DE UMA ONDA : HTML tutorial </ a> </ body> </ html>

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem