POSTAGENS RECENTES
Cresce a preocupação com o gigantesco buraco em solo chileno que aumentou de tamanho.
As autoridades chilenas estão acompanhando de perto o desenvolvimento da enorme cratera encontrada na cidade de Atacama , já que seu tamanho aumentou nas últimas horas.
Esse tipo de fenômeno é chamado de sumidouro . É uma subsidência que ocorre no solo , geralmente porque há uma corrente subterrânea ou algum espaço oco no subsolo
O grande buraco fica nas proximidades da Mina Alcaparros, em Tierra Amarilla, região do Atacama, e é preocupante porque continua crescendo .
De acordo com as últimas medições de satélite, atualmente tem 36,5 metros de diâmetro no topo , tendo aumentado quatro metros nos últimos quinze dias.
David Montenegro, diretor nacional do Serviço Nacional de Geologia e Mineração (Sernageomin) do Chile, tentou acalmar a comunidade nas últimas horas e, nesse sentido, explicou que são realizadas "verificações diárias frequentes sobre a evolução da subsidência".
Por sua vez, o prefeito de Tierra Amarilla denunciou as práticas ilegais das mineradoras que atuam na área, bem como os problemas de saúde dos trabalhadores por conta da contaminação . “Temos muitos pacientes com silicose. Meninos e meninas com autismo e a poluição que cobre todos os telhados. Secaram nosso rio e o canalizaram, matando toda a fauna e flora silvestres para priorizar a água para o trabalho das mineradoras e agropecuárias”, denunciou o cacique da comunidade.
Por meio de nota, a ministra de Minas, Marcela Hernando, expressou que "apesar de a Sernageomin ter realizado uma fiscalização em julho, não foi capaz de detectar essa superexploração e, portanto, isso também sugere a necessidade de reformulação dos processos de controle ”
Chile: crece la preocupación por el gigantesco agujero en la tierra que aumentó de tamaño, TN. https://tn.com.ar/internacional/2022/08/09/chile-crece-la-preocupacion-por-el-gigantesco-agujero-en-la-tierra-que-aumento-de-tamano/
Tags:
Natureza