Sumiteru Taniguchi, que sobreviveu à bomba atômica detonada em Nagasaki na adolescência e se tornou um dos principais ativistas pelo desarmamento nuclear.
"Na manhã de 9 de agosto de 1945, Taniguchi, de 16 anos, estava a aproximadamente 1.800 metros (5.900 pés) ao norte do hipocentro, entregando correspondência em sua bicicleta sem camisa devido ao clima quente do verão, quando "Fat Man" explodiu ''.
O flash de calor da bomba feriu gravemente Taniguchi com queimaduras quase instantâneas resultantes, mas a explosão que se seguiu não o feriu gravemente, pois ele se agarrou ao chão enquanto os edifícios caíam ao seu redor.
As queimaduras graves derreteram a pele das costas e do braço esquerdo, mas Taniguchi diz que não sangrou nem sentiu dor porque as terminações nervosas foram queimadas.
Cansado e desorientado, ele caminhou até o túnel da fábrica de armas Mitsubishi Sumiyoshi Tunnel, localizado a cerca de 200 metros de onde estava no momento da explosão, onde um sobrevivente ajudou a cortar pedaços de pele e esfregou óleo de máquina em seu corpo. braço.
Ele suportou dores terríveis e doenças relacionadas à radiação por décadas; Ele morreu aos 88 anos, a causa de sua morte foi câncer da papila duodenal, de acordo com Fumie Kakita, secretário-geral do Conselho de Sobreviventes da Bomba Atômica de Nagasaki.
Taniguchi foi um dos 165.000 sobreviventes restantes - conhecidos no Japão como hibakusha - das bombas atômicas lançadas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki. Com uma idade média atualmente de 81 anos, suas vozes estão morrendo.
INÉRCIA:
</ a>
MODELO GEOCÊNTRICO E O HELIOCÊNTRICO:
</ a>
ELETRIZAÇÃO:
</ a>
CALORIMETRIA:
</ a>
REFRAÇÃO DE UMA ONDA
:
</ a>
</ body>
</ html>