POSTAGENS RECENTES
A polêmica experiência de criar um bebê com um chimpanzé como se fossem irmãos.
O responsável por realizar esse experimento foi o psicólogo Winthrop Niles Kellogg, em junho de 1931. Ele queria saber se era verdade que primatas e humanos eram muito semelhantes, então teve a ideia de observar isso detalhadamente com um bebê chimpanzé 'Gua', de sete meses, e seu próprio filho de 10 meses, Donald Kellogg.
Gua e Donald seriam tratados da mesma forma, assim como vestidos e ensinados da mesma forma para ver as habilidades que ambos poderiam adquirir tendo apenas alguns meses de vida.
Durante o tempo que durou o experimento, a psicóloga percebeu que Gua conseguia fazer diferentes tarefas e seguir ordens melhor do que o filho, comia com talheres e havia aprendido a ir ao banheiro sozinha. A chimpanzé deu beijos, pediu perdão, então isso revelou que ela havia aprendido habilidades humanas
Como Donald começou a se comportar como um primata, ele começou a aprender a forma de comunicação de Gua, rosnando, mordendo e até ofegante para pedir algo. Além disso, crianças de sua idade conseguiam pronunciar 50 palavras, enquanto ele só conseguia pronunciar três.
O experimento durou apenas nove meses, embora estivesse planejado para durar 5 anos. O psicólogo, vendo o que a convivência com o chimpanzé havia causado em seu filho, decidiu encerrar o experimento, então Gua foi devolvido ao Orange Park, onde sua mãe e outros de sua espécie viviam em cativeiro, mas o animal não se adaptou e morreu um ano depois.
Donald Kellogg cresceu e se desenvolveu de acordo com um humano, estudou psiquiatria, no entanto, sabe-se que ele cometeu suicídio em 1973 aos 43 anos, a razão pela qual ele tomou essa decisão é desconhecida.
Tags:
História