A Terra está a salvo do asteroide Apophis por mais de 100 anos.

POSTAGENS RECENTES
A Terra está a salvo do asteroide Apophis por mais de 100 anos.





Após sua descoberta em 2004, o asteróide 99942 Apophis havia sido identificado como um dos asteróides mais perigosos que poderiam impactar a Terra. Mas essa avaliação de impacto mudou à medida que os astrônomos rastrearam Apophis e sua órbita tornou-se melhor determinada.


Agora, os resultados de uma nova campanha de observação de radar combinada com uma análise precisa da órbita ajudaram os astrônomos a concluir que não há risco de Apophis impactar nosso planeta por pelo menos um século.

Estimado em cerca de 1.100 pés (340 metros) de diâmetro, Apophis rapidamente ganhou notoriedade como um asteroide que poderia representar uma séria ameaça à Terra quando os astrônomos previram que chegaria desconfortavelmente perto em 2029. Graças a observações adicionais do objeto próximo da Terra ( NEO), o risco de um impacto em 2029 foi posteriormente descartado, assim como o risco potencial de impacto representado por outra abordagem próxima em 2036. Até este mês, no entanto, ainda havia uma pequena chance de impacto em 2068.

Quando Apophis fez um sobrevoo distante da Terra por volta de 5 de março, os astrônomos aproveitaram a oportunidade para usar observações de radar poderosas para refinar a estimativa de sua órbita ao redor do Sol com extrema precisão, permitindo-lhes descartar com confiança qualquer risco de impacto em 2068 e muito depois.

“Um impacto de 2068 não está mais no reino da possibilidade, e nossos cálculos não mostram nenhum risco de impacto pelo menos nos próximos 100 anos”, disse Davide Farnocchia, do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra ( CNEOS ) da NASA, que é gerenciado pelo Jet Propulsion Laboratory da NASA no sul da Califórnia. “Com o apoio de observações ópticas recentes e observações adicionais de radar, a incerteza na órbita de Apophis caiu de centenas de quilômetros para apenas alguns quilômetros quando projetada para 2029. Esse conhecimento muito aprimorado de sua posição em 2029 fornece mais certeza de sua movimento futuro, então agora podemos remover o Apophis da lista de riscos.”

Farnocchia estava se referindo à Tabela de Risco de Impacto Sentinela . Mantida pelo CNEOS, a tabela mantém o controle sobre os poucos asteróides cujas órbitas os levam tão perto da Terra que um impacto não pode ser descartado. Com as descobertas recentes, a Tabela de Riscos não inclui mais o Apophis.

Baseando-se em telescópios ópticos e radares terrestres para ajudar a caracterizar a órbita de todos os objetos próximos da Terra conhecidos para melhorar as avaliações de risco a longo prazo, o CNEOS calcula órbitas de alta precisão em apoio ao Escritório de Coordenação de Defesa Planetária da NASA .




Fonte NASA





INÉRCIA: HTML tutorial

MODELO GEOCÊNTRICO E O HELIOCÊNTRICO: HTML tutorial

ELETRIZAÇÃO: HTML tutorial

CALORIMETRIA: HTML tutorial

REFRAÇÃO DE UMA ONDA : HTML tutorial

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem