O processo benigno que acomete o dorso da língua chamado de língua negra cabeluda.
A língua negra cabeluda é um processo benigno que acomete o dorso da língua, com a presença de formações papilomatosas de coloração preto-amarronzada, de intensidade variável, podendo-se observar frequentemente certos tons amarelo-esverdeados.
É o resultado de várias condições, a má higiene bucal é uma das mais importantes; outros fatores são o uso prolongado de antibióticos, o uso local de agentes oxidantes e adstringentes contidos nos colutórios e qualquer doença que possibilite a diminuição da mobilidade da língua, secundariamente a alteração é mantida e progride pela ação de fungos como a candida . O uso de medicamentos, especialmente aqueles que contêm bismuto (Pepto-Bismol).
Deve ser basicamente distinguida da infecção por candidíase (aftas) e leucoplasia pilosa oral (causada pelo vírus Epstein Barr em pacientes imunossuprimidos, especialmente HIV positivo). Portanto, há casos em que uma cultura seria indicada.
O tratamento é simples; A primeira medida consiste, se possível, em corrigir os fatores etiopatogênicos que a motivaram, além de medidas locais como melhorar a higiene com escovação regular da região dorsal para soltar o material aderente, lavagem com peróxido de hidrogênio diluído (uma parte de peróxido de hidrogênio diluído em cinco partes de água), ou aplique esta solução com uma escova de dentes e bochechos com enxaguantes bucais antimicrobianos suaves. A língua preta peluda geralmente regride espontaneamente à medida que a flora é restaurada.
Fonte Medicina Mundial S.M