POSTAGENS RECENTES
Os "pais da ginecologia" eram assassinos em série?
William Hunter e William Smellie são considerados os pais da Obstetrícia e Ginecologia. Seus desenhos anatômicos precisos sobre a gravidez no século XVIII estabeleceram as bases dessas duas disciplinas médicas, e suas extraordinárias contribuições continuam sendo reconhecidas até hoje.
No entanto, de acordo com uma investigação do historiador Don Shelton publicada no 'Journal of the Royal Society of Medicine', uma das mais prestigiadas revistas médicas, Hunter e Smellie teriam encomendado o assassinato de entre 35 e 40 mulheres grávidas entre os anos de 1750 e 1774. O perfil que Hunter e Smellie estavam procurando era muito específico e difícil de encontrar. Eles não eram atendidos por mulheres que já haviam dado à luz, mas apenas por aquelas que estavam prestes a fazê-lo.
Em sua obra 'Anatomia uteri umani gravidi' (Anatomia do útero humano gravídico), publicada em 1774 e na qual registra a independência da circulação materno-fetal, Hunter reconhece que "a oportunidade de dissecar úteros de mulheres grávidas raramente ocorre . A maioria dos anatomistas, se tiverem sorte, podem fazê-lo uma ou duas vezes na vida."
Hunter e Smellie fizeram atlas anatômicos completos de pelo menos 35 mulheres no nono mês de gravidez, "com qualidade e detalhes equivalentes às fotografias forenses do século 21", algo impossível de se conseguir com as técnicas utilizadas na época.
Em seu artigo, Shelton observa: “Smellie e Hunter são dois assassinos em série piores do que Jack, o Estripador, e Burke e Hare. Estes cometeram 25 crimes, contra 37 de Smellie e Hunter, o que dobraria se contarmos os bebês carregados pelas vítimas”, aponta Shelton.
Hunter e Smellie foram considerados os dois maiores especialistas em gravidez de seu tempo. Seus atlas anatômicos contribuíram para o nascimento da Obstetrícia como especialidade médica que abrangia a gravidez, o parto e o puerpério.
«Competiam entre si para estabelecer a profissão de parto, mais tarde chamada de Obstetrícia. Eles queriam elevá-lo à categoria de uma profissão. Eles achavam que se desenhassem atlas anatômicos rigorosos, conseguiriam e, além disso, aumentariam sua reputação e obteriam mais renda ”, diz Shelton.
«Sacrificaram dezenas de mulheres inocentes e seus filhos, sacrifícios que serviram para alimentar o seu lado mais lúcido e brilhante; Eles os colocam a serviço da humanidade. Eles se tornaram gênios e demônios ao mesmo tempo. »
A história da medicina está repleta de casos semelhantes, mas esta investigação revela muito sobre essas práticas duvidosas em dois dos mais famosos fundadores da obstetrícia. Sem dúvida, temos muito a agradecer pelos avanços que a medicina teve, mas não devemos esquecer que algumas etapas desse desenvolvimento também passaram por áreas bastante obscuras.
Abaixo: um dos minuciosos desenhos de William Smellie.
INÉRCIA:
</ a>
MODELO GEOCÊNTRICO E O HELIOCÊNTRICO:
</ a>
ELETRIZAÇÃO:
</ a>
CALORIMETRIA:
</ a>
REFRAÇÃO DE UMA ONDA
:
</ a>
</ body>
</ html>
Tags:
Saúde e Medicina