RESSONÂNCIA MAGNÉTICA NUCLEAR VETERINÁRIA: Em que consiste a ressonância magnética?

POSTAGENS RECENTES
Tomografia Computadorizada em Animais.
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA NUCLEAR VETERINÁRIA: Em que consiste a ressonância magnética?
A ressonância magnética é uma poderosa ferramenta de diagnóstico baseada em campos magnéticos. Fornece imagens anatômicas digitalizadas, não invasivas, sem o uso e, portanto, sua inocuidade, de radiação ionizante como no caso de Raios-X (Rx) e Tomografia Axial Computadorizada (TAC).
Também tem a capacidade de produzir imagens em qualquer plano, sem a necessidade de realocar o animal, proporcionando melhor resolução espacial, melhor contraste entre os tecidos e aumento da sensibilidade a processos patológicos.
A ressonância magnética nuclear, ou ressonância magnética, é um teste de diagnóstico seguro que fornece uma visão mais clara do interior do corpo do que muitos outros testes de diagnóstico. A ressonância magnética produz imagens bi ou tridimensionais. Não usa raios X. O corante de contraste também pode ser usado para ajudar a visualizar melhor as imagens.
Quais são as vantagens da ressonância?

Uma ressonância magnética ajuda a detectar e tratar uma doença precocemente. Ele fornece informações detalhadas rapidamente e pode reduzir a necessidade de certas cirurgias diagnósticas.

Em geral, o veterinário costuma recomendar uma ressonância magnética na suspeita de lesões intracranianas ou medulares, mas o alcance diagnóstico da ressonância magnética é muito mais amplo.

Em quais casos é indicada uma ressonância magnética?

A seguir, vemos uma lista de situações clínicas em que a ressonância magnética seria indicada:

CÉREBRO, CEREBELO E TRONCO ENCEFÁLICO
Suspeita de lesões cerebrais como convulsões, déficits de nervos cranianos, síndrome vestibular, nistagmo, ataxia, cegueira central, circulações, alterações comportamentais e de personalidade, alterações do estado mental, problemas locomotores, problemas posturais, distúrbios alimentares, diabetes insípido, déficits termorregulatórios, distúrbios do sono ( geralmente dormir demais), distúrbios cardiovasculares (comumente vasodilatação) e respiratórios, polifagia, polidipsia, tremores, hipercinesia.

MEDULA ESPINAL
Em animais com sinais clínicos como paresia/plegia aguda ou crônica, déficit proprioceptivo, dor na coluna, trauma na coluna, neoplasias, fenômeno de Schiff-Sherrington, hipertonia/hipótona, espasticidade, hiperestesia, hiperreflexia/hiporreflexia/areflexia, síndrome de Horner, incontinência fecal e urinária, recidivas pós-cirúrgicas, hidromielia e siringomielia.

SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO
Suspeita de neoplasias de nervos periféricos, atrofia muscular ou dor em um membro.

ABDOMEN
Identificação de massas em pequenos órgãos: supra-renais, pâncreas, linfonodos. Planejamento cirúrgico em grandes massas de órgãos: fígado, baço, rins. Massas na bexiga urinária.

VASCULAR
Trombo em grandes vasos: aorta, cava, porta shunt porto-sistêmico

MUSCULOESQUELÉTICO E ARTICULAÇÕES
Dor e laminite localizada em qualquer articulação. Avaliação de ligamentos, tendões, meniscos, cartilagens, ossos. Planejamento cirúrgico de massas ósseas

CAVIDADE NASAL, ÓRBITAS, FARINGE, LARINGE, ORELHA, GLÂNDULAS SALIVARES
Pesquisa de neoplasias, inflamação-infecção, corpos estranhos. Corrimento nasal crônico, espirros crônicos, deformação facial. Avaliação do espaço retrobulbar: Exoftalmia, dor ao abrir a boca, dificuldade na retropulsão, estrabismo e avaliação do nervo óptico. Otite crônica, inclinação da cabeça.

CÂNCER
Massas de partes moles, planejamento cirúrgico (definição de margens cirúrgicas) Triagem de metástases, avaliação de linfonodos. massas hipofisárias.

CORPOS ESTRANGEIROS
Tratos fistulosos crônicos. Imagens via: Medicina Encontra Tecnologia.

Fonte:
👉🏼 Rede de engenharia biomédica
👉🏼 Revisão Médica Veterinária
https://www.ortocanis.com/

Imagens através de:
A medicina encontra a tecnologia



INÉRCIA: HTML tutorial

MODELO GEOCÊNTRICO E O HELIOCÊNTRICO: HTML tutorial

ELETRIZAÇÃO: HTML tutorial

CALORIMETRIA: HTML tutorial

REFRAÇÃO DE UMA ONDA : HTML tutorial

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem