Existe um líquido no qual você pode respirar sem se afogar. Chama-se Perfluorocarbono

POSTAGENS RECENTES
Existe um líquido no qual você pode respirar sem se afogar. Chama-se Perfluorocarbono



O afogamento ocorre porque os pulmões não foram projetados para extrair oxigênio de um líquido, de tal forma que debaixo de água, por exemplo, deixam de estar operacionais e o organismo acaba por morrer mais cedo do que tarde. Mas os cientistas descobriram que um composto líquido, o perfluorocarbono, tinha a capacidade de ser respirável como se fosse o ar.



O perfluorocarbono, sintetizado pela primeira vez nos anos 20 e desenvolvido durante a Segunda Guerra Mundial, pertence à família dos fluorocarbonetos, onde, artificialmente, um hidrocarboneto foi substituído o hidrogénio por flúor. . Este novo produto, desta forma, possui características de estabilidade química muito importantes e uma capacidade de absorver gases 30 vezes maior do que a água.



Durante os anos 60, os médicos descobriram que o perfluorocarbono era útil para tratar algumas doenças nos pulmões e até para substituir o líquido amniótico em problemas com fetos ainda dentro da placenta. Obviamente, depois destas descobertas, a coisa mais lógica veio sozinho, e em 1966, o professor Leland C. Clark conseguiu que vários ratos sobrevivessem submersos respirando.

Este composto é limpo, sem odor, quimicamente e biologicamente inerte, com baixa tensão de superfície e alta capacidade de carga de O2/Co2. O PFC pode conter até três vezes mais oxigênio e até quatro vezes mais dióxido de carbono do que o sangue humano. Ele também atua de forma bastante eficiente na troca de calor, fazendo com que este líquido seja ideal para uso como um meio de respiração líquida para aplicações médicas.

O aposentado Arnold Lande, inventor americano e cirurgião de pulmões e coração, desenvolveu a patente de uma scuba (dispositivo de ar comprimido usado por mergulhadores) com líquido enriquecido com oxigênio usado para “respirar”. A ideia do inventor é usar um perfluorocarbono e um tipo de líquido que é capaz de dissolver grandes quantidades de gases, em uma scuba com um mecanismo que retire do perfluorocarbono o Co2 e coloque mais O2, retirado da água. Outra alternativa para o Co2 seria uma guelra artificial presa na veia femural, que “perderia” este gás para a água.

Este invento permitiria que os mergulhadores humanos fossem a maiores profundidades e com menos problemas, como a formação de bolhas de nitrogênio quando começam a subir (que pode ser fatal). Mas não são só os operários da Petrobrás que trabalham em extração de petróleo a grandes profundidades que se beneficiariam, outros interessados nisto são os militares, além das aplicações médicas aos pacientes com danos pulmonares e cardíacos. Também seria útil aos astronautas, onde uma cápsula líquida poderia ser usada para substituir uniformes usados para lidar com forças G extremas.

Diz a lenda que tudo foi devido a um acidente em que um rato caiu em um balde com perfluorocarbono e sobreviveu, dando a chave para o líquido respirável.



Referências:

TARANTOLA, Andrew. Humanos podem respirar líquidos?; Disponível em: <https://gizmodo.uol.com.br/humanos-podem-respirar-liquidos/>; Acessado em: 30 de setembro de 2018.

GROSSMANN, Cesar. Humanos podem respirar um líquido ao invés de ar?; Disponível em: <https://hypescience.com/humanos-podem-respirar-um-liquido-ao-inves-de-ar/>; Acessado em: 30 de setembro de 2018.

ANDRADE, Cristiano Feijó; FORTIS, Elainejm Aparecida Felix; CARDOSO, Paulo Francisco Guerreiro. Liquid ventilation: literature review. Jornal de Pneumologia, v. 28, n. 6, p. 351-361, 2002.

Fonte da imagem: Xarupi-socioambiental: Ciência, Descoberta Fantástica.









INÉRCIA: HTML tutorial

MODELO GEOCÊNTRICO E O HELIOCÊNTRICO: HTML tutorial

ELETRIZAÇÃO: HTML tutorial

CALORIMETRIA: HTML tutorial

REFRAÇÃO DE UMA ONDA: HTML tutorial

ESPELHOS CÔNCAVOS E SUAS PROPRIEDADES: HTML tutorial

MEMES DE CIÊNCIAS: HTML tutorial

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem