Telescópio Espacial James Webb acabou de ser usado para confirmar um exoplaneta.

Pesquisadores confirmaram um exoplaneta, um planeta que orbita outra estrela, usando o Telescópio Espacial James Webb da NASA pela primeira vez. O astro é praticamente do mesmo tamanho da Terra e está relativamente próximo a nós, orbitando uma estrela a 41 anos-luz.

O corpo celeste, conhecido como LHS 475 b. A descoberta do planeta foi anunciada na quarta-feira na 241ª reunião da American Astronomical Society em Seattle.

Uma linha plana em um espectro de transmissão, como esta, pode ser emocionante – pode nos dizer muito sobre o planeta. Os pesquisadores usaram o Espectrógrafo de infravermelho próximo (NIRSpec) do Telescópio Espacial James Webb da NASA para observar o exoplaneta LHS 475 b em 31 de agosto de 2022. Como mostra este espectro, Webb não observou uma quantidade detectável de qualquer elemento ou molécula. Os dados (pontos brancos) são consistentes com um espectro sem características representativo de um planeta que não tem atmosfera (linha amarela). A linha roxa representa uma atmosfera de dióxido de carbono puro e é indistinguível de uma linha plana no nível atual de precisão. A linha verde representa uma atmosfera de metano puro, o que não é favorecido, pois se o metano estivesse presente, seria esperado bloquear mais luz estelar em 3,3 mícrons.
Créditos: Ilustração: NASA, ESA, CSA, L. Hustak (STScI); Ciência: K. Stevenson, J. Lustig-Yaeger, E. May (Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins), G. Fu (Universidade Johns Hopkins) e S. Moran (Universidade do Arizona)
Baixe a versão descompactada em resolução total e os recursos visuais de suporte do Space Telescope Science Institute.

FONTE: https://www.nasa.gov/feature/goddard/2023/nasa-s-webb-confirms-its-first-exoplanet/