A Índia conseguiu colocar um módulo na parte do pólo sul do nosso satélite natural, algo que nem seus três antecessores tinham conseguido.

Hoje a Lua tem uma nova história e daquelas que são grandes, que riscam no esforço, tenacidade, inteligência e até mesmo no amor.

A Índia conseguiu colocar um módulo na parte do polo sul do nosso satélite natural, algo que nem seus três antecessores tinham conseguido e dentro das linhas desta maravilhosa história está a parte económica, aquela que faz tragédias ou consegue salvar o argumento de qualquer guião de romance; com apenas 75 milhões de dólares, mentes tão brilhantes de homens e mulheres da nação hindu fizeram com que todos torçamos a sua façanha e chegamos, pelo menos da minha parte, uma lágrima fugaz ao ver como o módulo da missão "Chandrayaan-3" implantou a Porta onde apareceu o rover que explorará a superfície da Lua, um aparelho de apenas 26 kg e com uma bateria de 50 W, algo que nenhuma das agências espaciais do mundo poderia imaginar e alcançar.

Para os admiradores de todo este ambiente de corrida espacial é um dia muito grande por tudo o que representa para a humanidade e para todas essas mentes inquietas que não só imaginam levar o homem além do nosso planeta, o objetivo de a missão é encontrar água congelada e verificar a existência de materiais até preciosos na crosta lunar.

Todo o processo de lançamento, controle de voo, trajetória e separação bem sucedida do módulo, ver cada um dos rostos dos responsáveis por esta missão de orgulho, especialmente pelo numeroso grupo de mulheres envolvidas neste projeto, certamente marcou um marco histórico.

"A Índia está na Lua", foi a frase com a qual o Primeiro-Ministro da Índia Narendra Modi, da África do Sul, salientou que o módulo LVM3-M4 Chandrayaan-3 tinha tido uma aterragem suave na superfície da Lua ao mesmo tempo que felicitou todos os membros da Organização da Pesquisa Espacial da Índia por tão importante feito para a sua nação; o relógio dos monitores marcava 17:02 quando a comporta libertava o Rover que marcava suas rodas na superfície lunar.

Este mundo onde a inteligência, a cooperação, o trabalho em equipe, as contribuições de todas as mentes brilhantes e o trabalho fazem com que esses avanços sejam alcançados. Parabéns a toda a equipe envolvida nesse trabalho pioneiro. 







Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem