Brasileiro de 17 anos ganha ouro na olimpíada internacional de astronomia. jovem já acumula 21 premiações.

 Brasileiro de 17 anos ganha ouro na olimpíada internacional de astronomia. jovem já acumula 21 premiações: 'É surreal', diz mãe.



Paulo Henrique dos Santos Silva mora em Barueri, Grande SP, e acumula 21 medalhas em competições científicas. Olimpíada de Astronomia aconteceu entre os dias 10 e 20 de agosto em Chorzów, na Polônia.


Ele já acumula 21 premiações em competições científicas, entre elas cinco internacionais.


A 16ª edição da olimpíada reuniu 238 estudantes de 53 países e contou com uma fase teórica e três práticas.


O time de brasileiros para representar o país foi formado por cinco estudantes que ficaram bem colocados em seletivas feitas meses antes.


O processo todo se inicia com a Olimpíada Brasileira de Astronomia e possui várias fases com nível crescente de dificuldade. Paulo ficou na primeira posição do ranking final das seletivas.


De acordo com o estudante, ele começou a participar de competições científicas na pandemia. "Eu estava no 9º ano, sem fazer nada na pandemia, quando meus professores me convidaram para participar das competições.


No começo não conseguia ter bons resultados, até que em 2020 eu conquistei minha primeira medalha na Olimpíada de Astronomia."


Paulo, então, não parou mais de acumular medalhas.


Ele conquistou ouro três vezes na Olimpíada Brasileira de Física (2020, 2021 e 2022), levou medalha de ouro e melhor nota na prova teórica na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica, em 2021, e medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica em 2022, na Geórgia, Leste Europeu.


Texto completo 

https://www.google.com/amp/s/g1.globo.com/google/amp/sp/sao-paulo/noticia/2023/08/22/brasileiro-de-17-anos-e-ouro-na-olimpiada-internacional-de-astronomia-jovem-ja-acumula-21-premiacoes-e-surreal-diz-mae.ghtml

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem