Em algumas áreas da África e América do Sul, certas formigas são usadas para suturas cirúrgicas.
Dorylus gribodoi é o nome científico de uma das 60 espécies de formigas que habitam na África, também conhecidas como formigas guerreiras ou legionárias, essas formigas são encontradas principalmente na África Central e Oriental.
Sua mordida é tão forte e persistente que os nativos usam esses insetos como pontos de sutura, segurarão a formiga pela parte de trás do corpo, alinharão suas mandíbulas com a ferida, depois a formiga morderá usando suas mandíbulas.
Assim que a mandíbula juntar os dois lados da ferida, eles quebrarão o corpo da formiga, deixando apenas a cabeça e as mandíbulas. Isto cria uma sutura natural que pode ser usada na natureza se não houver outros suprimentos disponíveis.
Um filme absurdamente incrível e impactante sobre o fim dos povos Maias no qual há uma cena em que a mãe grávida fecha um curativo do filho com formigas (ou foi nela mesma... agora não lembro) Filme: Apocalypto (não recomendado para pessoas sensíveis).
Assista ao trailer do filme:
No fim da civilização maia, sacrifícios humanos se tornam cada vez mais frequentes, na tentativa de aplacar a ira dos deuses. Um jovem guerreiro é capturado e, num ímpeto de bravura, empreende incrível fuga para salvar a mulher grávida e o filho.
Data de lançamento: 26 de janeiro de 2007 (Brasil)
Diretor: Mel Gibson
Indicações: Oscar de Melhor Maquiagem e Penteados, Oscar de Melhor Mixagem de Som, mais
Idioma: Iucateque
Roteiro: Mel Gibson, Farhad Safinia
Bilheteria: 120,7 milhões USD
Orçamento: 40 milhões USD, 50 milhões USD