Inteligência artificial (IA) detecta câncer de mama 5 anos antes do desenvolvimento.
Graças à inteligência artificial (IA), pesquisadores do MIT e do Hospital Geral de Massachusetts desenvolveram um modelo para prever o câncer de mama até cinco anos antes que ele se manifeste.
Pesquisadores testaram a tecnologia com dados de 2009 a 2012 provenientes de 90.000 mamografias de mais de 6.000 pacientes do Hospital Geral de Massachusetts.
O sistema de inteligência artificial conseguiu detectar padrões subtis que não podiam ser identificados por humanos nos tecidos mamários, conseguindo prever as chances de desenvolvimento do câncer.
Este avanço permitirá personalizar tratamentos e acompanhamento, adaptando-se às necessidades e riscos específicos de cada paciente.
Além disso, o modelo é eficaz em mulheres negras e brancas, abordando disparidades raciais na detecção do câncer.
A inteligência artificial previu 31% dos casos de pacientes de alto risco, o que representa uma melhoria significativa na prevenção da doença, pois as técnicas tradicionais anteriores só podiam prever 18% desses casos.
Pesquisadores esperam aplicar essa abordagem a outras doenças, revolucionando o diagnóstico precoce e os cuidados médicos.
DOI: 10.1148/radiol. 211105 Via Comunidade Biológica