O que são aftas e por que aparecem?

O que são aftas e por que aparecem?


Via Comunidade Biológica


As lesões da mucosa oral, e mais especificamente as chamadas aftas, embora sejam extremamente incómodas para o paciente, são geralmente de natureza benigna e na maioria dos casos não apresentam complicações clínicas relevantes.





As aftas, coloquialmente conhecidas como feridas na boca, podem aparecer como lesões únicas, isoladas temporal e fisicamente, ou como múltiplas pequenas lesões que podem se unir, dando origem a uma ferida maior e com bordas irregulares.

Eles estão localizados superficialmente e aparecem na mucosa oral móvel: superfície interna das bochechas e lábios, bordas e dorso da língua, palato mole e base das gengivas.

Impactam negativamente na qualidade de vida do paciente devido ao alto grau de dor e desconforto que geram no desenvolvimento normal das atividades diárias (falar, comer, beber ou bocejar).

As lesões aftosas são redondas ou ovais, com bordas em forma de cratera bem definidas e elevadas, localizadas sobre base inflamatório-eritematosa.

A exsudação de fibrina na área lesada é responsável pela característica coloração branco-acinzentada ou amarelada da região central da afta.

Sua evolução é centrífuga, o que implica que a úlcera aumente de tamanho até atingir o diâmetro máximo em um período variável de 24 horas a uma semana.

Normalmente remitem após 7 a 14 dias de evolução, de forma espontânea e sem deixar cicatrizes, exceto se a lesão ou lesões forem resultantes de um processo crônico ou se tiver havido superinfecção da lesão original.
Por que eles ocorrem?

A sua causa é desconhecida, embora se considere que pode estar relacionada com uma reação imunológica contra bactérias comuns da microbiota oral, distúrbios digestivos, falta de vitaminas, stress, alterações hormonais e alergias alimentares.

Outras hipóteses justificam o aparecimento de candidíase com a existência de vasculites induzidas por imunocomplexos circulantes e as reações derivadas deste e de outros ao desequilíbrio nos subtipos de linfócitos T4/T8 e/ou à destruição celular da mucosa pelas citocinas linfocitárias.

No caso das aftas de origem traumática, geralmente surgem de um ferimento na mucosa oral causado por escova de dente, dentadura, mordida na parede da boca ou língua ou ingestão de alimentos ou bebidas muito quentes.
Tipos de aftas.



Geralmente, as aftas são classificadas em três tipos:



Aftas menores : apresentam feridas menores que 1 cm de tamanho, superficiais e em pequeno número. Eles têm formato oval e borda vermelha. Eles cicatrizam sem deixar cicatrizes em uma a duas semanas. É o tipo mais comum, representando 80% dos casos.

Aftas maiores: feridas maiores que 1 cm e profundas. Representam entre 10 a 15% das aftas. Geralmente são redondos e têm bordas definidas, embora possam ser irregulares quando as aftas são muito grandes. Eles podem ser extremamente dolorosos e levar até seis semanas para cicatrizar, deixando cicatrizes significativas.

Candidíase herpetiforme : são raras (5 a 10%) e geralmente aparecem em pessoas idosas, mas não são causadas pela infecção pelo vírus herpes simplex. Têm o tamanho da cabeça de um alfinete (entre 1 e 2 mm), embora possam unir-se e formar uma grande úlcera. Eles têm bordas irregulares e cicatrizam sem deixar cicatrizes em uma a duas semanas.
Quem eles afetam?

São comuns na população em geral; Na verdade, estima-se que mais de metade da população tenha sofrido um surto de candidíase em algum momento das suas vidas, e estima-se que 20% das pessoas tenham candidíase frequentemente.

Em crianças e jovens são a forma mais comum de úlcera oral, embora se tornem menos frequentes à medida que a idade avança.

Eles estão falando sério?


A maioria das aftas é de natureza limitada. Se estas lesões não cicatrizarem no prazo de duas semanas (7 a 10 dias no caso de fumador), recorrerem com demasiada frequência ou não tiverem origem traumática, deverá consultar o seu médico para verificar se existe uma doença subjacente.


O diagnóstico será feito através de exame de sangue e, se necessário, será realizada biópsia da lesão.
Qual é o tratamento?

Geralmente não requerem nenhum tratamento. A única maneira possível é aliviar a dor e reduzir a inflamação.

É aconselhável evitar alimentos muito condimentados e com sabor forte e ácido, como frutas cítricas, até a cicatrização das úlceras.

Fonte: https://comunidad-biologica.com/que-son-las-aftas-bucales-y-por-que-aparecen/?mibextid=Zxz2cZ









Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem