Plástico biodegradável feito à base de nopal

 Plástico biodegradável feito à base de nopal

Sandra Pascoe, acadêmica mexicana da Universidade do Vale de Amajac (Univa) em Guadalajara, desenvolveu um plástico natural biodegradável à base de suco do nopal, que poderia diminuir a poluição.


Mas o que é o Nopal?

O nopal, cujo nome científico é Opuntia ficus-indica, é uma planta que faz parte da família dos cactos, sendo muito comum em regiões muito secas e usada como alimento em preparações culinárias no México e na América Latina.

O trabalho realizado pela investigadora

A investigadora experimentou pedaços secos de nopal, que pulverizou e misturou com alguns aditivos, mas o processo foi lento e as características físicas e químicas mudaram muito e o material oxidou rapidamente.


Durante o desenvolvimento do projeto, Pascoe começou a usar o suco da espécie opuntia ficus, o mais comum entre os nopal e muito usado como legumes: “Basicamente o plástico é forma com os açúcares do suco de nopal, os monossacáridos e polissacáridos que contém ” destacou a investigadora.


Explicou que o nopal tem uma consistência muito viscosa que vem desses açúcares, da pectina e dos ácidos orgânicos e essa viscosidade é o que eles estão aproveitando para produzir um material sólido.


Pascoe misturou o suco do nopal decantado e sem fibra com glicerina, ceras naturais, proteínas e corantes para criar uma fórmula que secará em placas para obter lâminas de plástico finas.


Esse processo foi registrado em 2014 no Instituto Mexicano de Propriedade Intelectual (IMPI) e seu desenvolvimento foi possível com o financiamento obtido do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (Conacyt) do México.


Plástico pode ser usado para substituir sacos de supermercados e para criar materiais de baixa densidade como recipientes para cosméticos, bases para protótipos científicos e bijutaria.


Plástico biodegradável pode se desintegrar ao ar livre em três meses. No caso infeliz de o produto chegar aos mares ou estar em contacto direto com a água, o período de degradação é reduzido para duas semanas. O material não é considerado tóxico e até mesmo, durante o desenvolvimento da pesquisa, o bioplástico foi provado.

Note-se que o nopal tem sido considerado pela ONU como um dos alimentos do futuro, devido ao seu conteúdo nutricional, propriedades medicinais (baixa os níveis de açúcar, colesterol e triglicéridos no sangue) e à facilidade de crescer e desenvolver em diferentes ambientes ambientais.





Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem