O evento astronômico da década está prestes a acontecer: tudo o que você precisa saber sobre o eclipse solar total.

O evento astronômico da década está prestes a acontecer: tudo o que você precisa saber.
Milhões de pessoas de diversas partes do mundo se preparam para ver o principal evento astronômico de 2024 , e um dos mais esperados em anos. Nesta data, especialmente a América do Norte, testemunharemos o que muitos consideram o melhor evento da década: um eclipse solar total.

Qual é o evento astronômico mais importante da década e do que se trata?

No dia 8 de abril, entre 15h43 GMT e 20h52 GMT, observadores em regiões do México, EUA, Canadá e regiões da América Central verão o eclipse solar total, um dos mais belos eventos celestes esperados. de toda a década. Durante o eclipse a Lua cobrirá completamente o Sol e o dia ficará completamente escuro por alguns minutos.

8 de abril: eclipse solar total, o evento astronômico mais esperado do ano e de grande parte da década
Onde o eclipse solar será visto em 8 de abril de 2024

Quase toda a América do Norte e parte da Europa Ocidental verão pelo menos parte do eclipse. No entanto, as regiões onde a totalidade do eclipse poderá ser vista, quando a Lua cobrir completamente o Sol, serão o México (de Sinaloa a Coahuila), os Estados Unidos (do Texas ao Maine) e o Canadá (de Ontário a Newfoundland). , de acordo com explica timeandate.com. A seguir, vamos ver o mapa de visibilidade deste evento:







Para saber os horários de acordo com o seu país e ver o mapa de visibilidade de acordo com a área em que você está, visite o mapa interativo em timeandate.com.

Como ocorre um eclipse solar total?

Um eclipse solar ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, bloqueando total ou parcialmente a luz solar. Durante um eclipse total, a Lua cobre completamente o Sol na fase total e a coroa solar será visível ao redor do disco lunar. Frequentemente, esses são os eventos astronômicos que mais atraem a atenção das pessoas. Na imagem a seguir você pode ver a posição dos corpos celestes de forma ilustrativa, bem como a diferença com um eclipse lunar.

Vale ressaltar que a totalidade é apenas uma fase e dura alguns minutos, antes e depois desta etapa será vista parcialmente. Após o eclipse total a Lua continua a se mover até que a sombra se afaste da Terra, é aqui que o evento finalmente termina.

As formas seguras de ver um eclipse solar são utilizando óculos solares certificados ou através da visualização indireta com projeção pinhole. Este eclipse do dia 8 de abril é um eclipse total, então quando a Lua cobre completamente o Sol, só nesse momento ela pode ser vista sem óculos, mas se você não sabe como fazer, não se arrisque.

É importante observar que os óculos para eclipses não são iguais aos óculos solares ; filtros especializados para ver o sol com segurança devem ter certificação ISO 12312-2:2015. Além disso, se você quiser saber como construir um projetor pinhole com materiais caseiros você pode ver um tutorial da NASA clicando aqui .



Créditos Somoscosmos

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem