O telescópio Event Horizon capturou a primeira imagem do nosso buraco negro supermassivo,

O telescópio Event Horizon capturou a primeira imagem do nosso buraco negro supermassivo, Sagitário A, em luz polarizada. Isto revela as linhas do campo magnético em torno do buraco negro.




O buraco negro supermassivo da Via Láctea, que se encontra a cerca de 27 000 anos-luz de distância da Terra, seja pelo menos mil vezes mais pequeno e menos massivo do que o de M87, o primeiro buraco negro a ser fotografado. Em 2022, os cientistas revelaram a primeira imagem de Sgr A* durante conferências de imprensa em todo o mundo

"O que estamos a observar são campos magnéticos fortes, torcidos e organizados perto do buraco negro situado no centro da Via Láctea”, disse Sara Issaoun, bolseira Einstein do Programa de Bolsas Hubble da NASA a trabalhar no Center for Astrophysics | Harvard & Smithsonian, EUA, e co-líder do projeto. "Se juntarmos a isto o facto de Sgr A* ter uma estrutura de polarização muito semelhante à observada no muito maior e mais poderoso buraco negro M87*, parece-nos que campos magnéticos fortes e ordenados são fundamentais para a forma como os buracos negros interagem com o gás e a matéria que os rodeia.”

O Event Horizon Telescope (EHT)

O Event Horizon Telescope (EHT) é um projeto para criar um grande conjunto de telescópios, para formar uma rede global de radiotelescópios e combinar os dados de várias estações de interferometria de linha de base (VLBI) por toda a Terra. O objetivo é observar o ambiente nas imediações do buraco negro supermassivo Sagitário A, no centro da Via Láctea, e também o buraco negro, ainda maior, no centro da galáxia elíptica supergigante Messier 87, com resolução angular comparável ao horizonte de eventos do buraco negro. O projeto EHT anunciou seus primeiros resultados em conferências de imprensa simultâneas em todo o mundo em 10 de abril de 2019. O anúncio apresentou a primeira imagem direta de um buraco negro, que mostrou o buraco negro supermassivo no centro de Messier 87, designado provisoriamente por M87.



Créditos


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem