Pesquisa na Holanda pode ter descoberto a cura para o HIV.
Na Holanda, cientistas da Universidade de Amsterdã trabalham em uma pesquisa que pode representar, NO FUTURO, a cura para o HIV. A equipe conseguiu eliminar o vírus da Aids de um conjunto de células em laboratório. A técnica, de edição genética, ainda não foi testada em animais e nem em humanos.
Através da ferramenta de edição genética CRISPR, a equipe conseguiu eliminar o vírus da Aids de um conjunto de células em laboratório. A técnica ainda não foi testada em animais e nem em humanos.
Quando uma pessoa é infectada pelo vírus, ele invade as células do sistema imunológico, enfraquecendo gradualmente a capacidade do corpo de combater infecções e doenças.
A técnica CRISPR
CRISPR é uma técnica revolucionária de edição genética porque se baseia na descoberta de que as proteínas Cas cortam o DNA desde que seja dado a elas um RNA de reconhecimento adequado. Como o RNA pode ser sintetizado no laboratório, as possibilidades de edição são praticamente infinitas.
Os CRISPRs são conhecidos desde os anos 80, embora sua função exata só tenha sido descoberta na última década. Em 2015, eles foram considerados o maior avanço científico do ano, pois tornaram possível decifrar essas sequências repetitivas presentes no DNA de algumas bactérias. Graças a eles, foram feitos enormes progressos no campo da edição genética, tornando os processos mais baratos e abrindo a porta para uma ampla gama de possibilidades.
Leia mais em: https://canaltech.com.br/saude/rumo-a-cura-da-aids-edicao-genetica-elimina-o-hiv-das-celulas-283077/
https://www.iberdrola.com/inovacao/modificacao-genetica-crispr#:~:text=CRISPR%20%C3%A9%20uma%20t%C3%A9cnica%20revolucion%C3%A1ria,de%20edi%C3%A7%C3%A3o%20s%C3%A3o%20praticamente%20infinitas.