De Chiapas a Nova Jersey e de Nova York à Colômbia, uma onda de tremores sacode vários países.
Ondas sísmicas de Chiapas a Nova Jersey e de Nova York à Colômbia, uma onda de tremores sacode vários países
Desde o terramoto inicial em Chiapas, aos tremores secundários nas Ilhas Marianas e na Colômbia, até à actividade sísmica invulgar em Nova Jersey e Nova Iorque, a Terra parece estar em movimento, lembrando-nos da constante actividade geológica que está subjacente à nossa vida quotidiana.
Um movimento sísmico é relatado em Chiapas
Na madrugada desta sexta-feira, um terremoto de magnitude 5,2 foi sentido em diversas áreas de Chiapas , segundo informado pelas autoridades da região.
Após a realização das avaliações pertinentes, foi confirmado que não foram registados quaisquer incidentes pessoais ou danos materiais em consequência deste evento.
O epicentro deste terremoto foi localizado a 69 quilômetros a sudoeste de Pijijiapan , uma cidade costeira do estado.
Grande terremoto perto das Ilhas Marianas sem ameaça de tsunami
O Serviço Geológico dos Estados Unidos relata um poderoso terremoto com magnitude de 6,8 perto das Ilhas Marianas durante a manhã de sexta-feira.
Este notável evento sísmico ocorreu pouco depois das 6h, horário local (16h ET de quinta-feira), de acordo com o USGS, especificamente na região das Ilhas Maug, perto de Saipan, a maior ilha do norte das Ilhas Marianas.
As Ilhas Marianas, localizadas no oeste do Oceano Pacífico, ao norte do equador e a nordeste de Guam, fazem parte do território dos Estados Unidos.
Tremor registrado na Colômbia durante a manhã de 5 de abril
Durante a manhã desta sexta-feira, 5 de abril, às 07h07, horário local, foi relatado um terremoto no município de Los Santos, localizado em Santander, na Colômbia . Segundo o Centro Sismológico Europeu-Mediterrânico , tinha uma magnitude de 4,8 e uma profundidade de 151 quilómetros.
O epicentro deste evento sísmico localizou-se no município de Los Santos, no departamento de Santander, a uma profundidade de 151 quilómetros, segundo o Serviço Geológico Colombiano.
Tremor incomum causa tremores em edifícios em Nova Jersey e Nova York
O Serviço Geológico dos Estados Unidos relatou um tremor preliminar de magnitude 4,0 (inicialmente registrado como 4,4) na região a sudoeste de Gladstone, Nova Jersey, às 17h59, horário local, na sexta-feira, 5 de abril.
Este evento ocorreu aproximadamente às 17h59, horário do leste, conforme indicado pelo USGS.
O tremor secundário ocorreu quase oito horas após o terremoto principal de magnitude 4,8 que ocorreu esta manhã. Desde então, foram registadas pelo menos dez réplicas adicionais, embora a maioria tenha variado entre magnitudes de 1,8 e 2,2.
Terremoto de magnitude 5,8 sacode Mianmar, diz EMSC
Um terremoto de magnitude 5,8 atingiu Mianmar na sexta-feira, informou o Centro Sismológico Europeu do Mediterrâneo (EMSC).
O terremoto ocorreu a uma profundidade de 10 quilômetros (6,2 milhas), disse a EMSC .
Créditos Alerta mundial