Incrível achado: eles encontram uma mosca viva no intestino de um homem durante uma colonoscopia.
Para quem não conhece, A colonoscopia é um exame que avalia o intestino grosso e a parte final do intestino delgado.
É recomendada para pacientes que apresentam sintomas de origem intestinal como sangramento nas fezes, diarreia, intestino preso e dor abdominal.
Quanto à duração, a colonoscopia é um procedimento realizado em alguns minutos e o paciente é sedado durante todo o exame.
É um exame que permite a visualização de todo o intestino grosso, além da parte final do intestino delgado, por meio de um aparelho flexível com iluminação e uma câmera na extremidade.
Em um situação pontual de realização deste exame, um achado incomum durante uma colonoscopia de rotina deixou os médicos sem palavras: eles encontraram uma mosca viva no cólon de um paciente de 63 anos de idade.
O incrível incidente foi detalhado no American Journal of Gastroenterology, onde os resultados da colonoscopia foram compartilhados.
O paciente foi submetido ao exame para descartar a possibilidade de câncer de cólon, sem imaginar que tinha um inseto dentro.
A origem da mosca tornou-se um mistério, pois nem os médicos nem o paciente podem explicar como um inseto vivo e totalmente desenvolvido poderia se alojar em seu cólon.
De acordo com o relato do paciente, no dia anterior ao procedimento, ele só bebia líquidos e dois dias antes de ter comido uma salada de alface e pizza.
Os médicos especulam que a mosca pode ter atingido o corpo do paciente na forma de uma larva através da alface consumida, sobrevivendo aos ácidos gástricos e depois se desenvolvendo em seu cólon.
DOI: 10.14309/ajg.0000307