Vacas em Ohio testam positivo para gripe aviária H5N1.

Vacas em Ohio testam positivo para gripe aviária H5N1.

As autoridades do Texas emitiram um “alerta de saúde” sobre o primeiro caso confirmado de infecção humana pelo vírus da gripe aviária que chegou às vacas leiteiras. O trabalhador desenvolveu conjuntivite, uma infecção ocular leve que ocorre frequentemente quando os vírus da gripe aviária atingem os humanos.
Contaminated water or feed may have caused U.S. dairy cows to become infected with the H5N1 avian influenza virus.ERIC THAYER/BLOOMBERG VIA GETTY IMAGES

O caso é uma recente surpresa na marcha global da estirpe da gripe, um subtipo de H5N1 conhecido como clado 2.3.4.4b que tem devastado aves selvagens e aves de capoeira em todo o mundo há mais de 2 anos. O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) afirma ter confirmado que o vírus infectou bovinos em fazendas no Texas, Kansas, Novo México e Michigan, enquanto Idaho tem um surto “presumível” em uma fazenda leiteira. Aves selvagens, que foram encontradas mortas em algumas fazendas, provavelmente contaminaram a ração ou a água das vacas.

Algumas evidências sugerem que o vírus foi transmitido entre vacas, mas isso ainda não foi comprovado. E, por enquanto, o USDA afirma que seus “testes iniciais não encontraram alterações no vírus que o tornariam mais transmissível aos humanos”. Ainda assim, a ocorrência generalizada do H5N1 em mamíferos renovou as preocupações de que ele possa evoluir para se tornar mais transmissível entre pessoas. E os cientistas estão a tentar responder urgentemente a uma série de questões, incluindo até que ponto o vírus se espalhou entre as vacas dos EUA e como evitar que mais rebanhos e pessoas sejam infectadas.

Água ou ração contaminada pode ter causado a infecção de vacas leiteiras dos EUA pelo vírus da gripe aviária H5N1. 

O USDA enfatizou hoje que “o risco atual para o público permanece baixo”. A contaminação do leite comercial “não é motivo de preocupação”, afirmou a agência num comunicado, porque a pasteurização mata vírus de forma fiável e o leite de vacas doentes não está a ser vendido. 

Os testes de anticorpos em rebanhos deverão revelar a extensão da infecção. 

Créditos Science 

doi: 10.1126/science.zt2kajy

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem