Um dos principais nomes da inteligência artificial do Brasil, o paulista Rodrigo Nogueira, teve o seu visto de entrada negado para os EUA

Um dos principais nomes da inteligência artificial do Brasil, o paulista Rodrigo Nogueira, teve o seu visto de entrada negado para os EUA, onde daria uma palestra na Universidade Harvard no dia 18 de abril.



A inteligência artificial faz parte da Universidade e vários cursos deste nicho são oferecidos. Essa característica explica os convites a diversos especialistas da área em participar de eventos institucionais.

A Harvard oferece diversos cursos gratuitos na área de Inteligência Artificial, geralmente por meio da plataforma Harvard Online Learning ou através do edX. Alguns cursos notáveis incluem:

1.CS50's Introduction to Artificial Intelligence with Python: Este curso oferece uma introdução à IA, abordando conceitos como aprendizado de máquina, raciocínio lógico e redes neurais, utilizando Python.

2.Data Science: Machine Learning: Parte da série de Ciência de Dados, este curso foca em técnicas de aprendizado de máquina, incluindo regressão, árvores de decisão e agrupamento.

3.Principles of Biochemistry (com foco em aplicação de IA na biologia): Embora não seja exclusivamente sobre IA, há discussões sobre como IA pode ser aplicada na bioquímica.

Esses são alguns exemplos de cursos oferecidos pela Universidade.

Rodrigo Nogueira, fundador da Maritaca AI, daria uma palestra na Universidade de Harvard em Série de Painéis sobre Inteligência Artificial no Brasil no dia 18 de abril.

Nogueira é formado na Unicamp e fundou a Maritaca AI em 2022, com o objetivo de ser uma espécie de “OpenAI brasileira”, ao adaptar e ajustar para o português brasileiro grandes modelos de linguagem. ⁣

A Maritaca AI é uma startup de tecnologia fundada em 2022 por Rodrigo Nogueira, em parceria com pesquisadores do núcleo de estudos de Inteligência Artificial da Unicamp. A companhia desenvolve o chatbot Maritalk – uma IA de geração de texto 100% brasileira, treinada com tarefas que vão desde fornecer um conhecimento mais profundo da legislação do país até resolver uma prova do Enem.

Em seu perfil do Linkedin, Rodrigo Nogueira realizou a seguinte postagem:

"Gostaria de compartilhar um acontecimento recente que acho que reflete bem o momento atual das tensões em torno de IA que estamos vivendo:

Fui convidado para dar uma palestra em Harvard para falar sobre a Maritaca AI (https://lnkd.in/dMv9Uidb)

Como meu visto de turismo/negócios estava vencido, fui renová-lo.

No dia da entrevista, estava bem preparado: como morei 6 anos nos EUA e todo ano tinha que renovar o visto, estou acostumado com os tipos de perguntas que fazem e quais documentos deveria levar para comprovar minhas respostas. Nunca tive problemas, i.e., o visto sempre foi aprovado na hora.

Entretanto, desta vez, para a minha surpresa, o consulado ficou particularmente interessado em minha pesquisa: pediram para enviar a tese de doutorado, artigos publicados, etc. Ficaram ainda mais interessados com minha viagem para Taiwan dois anos atrás, para apresentar um artigo e dar uma palestra em uma conferência. Depois de 2 semanas enviando documentos e explicações, recebi a resposta que o visto foi negado.

Estamos, de fato, vivendo novos tempos!

Quanto à palestra em Harvard, será remota (ainda não sei se será gravada)."

Embaixada americana no Brasil e o Consulado dos EUA em São Paulo não comentarão o caso: “Por política do governo dos Estados Unidos, não comentamos sobre casos individuais de visto”


Créditos:

https://www.estadao.com.br/link/inovacao/pesquisador-brasileiro-especialista-em-ia-tem-entrada-nos-eua-barrada-e-acredita-em-boicote/?utm_source=threads:newsfeed&utm_medium=social-organic&utm_campaign=redes-sociais:032025:e&utm_content=:::&utm_term=


https://vocesa.abril.com.br/empreendedorismo/conheca-a-maritaca-ai-startup-que-quer-ser-a-open-ai-brasileira

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem