Se suas unhas estão assim, vá ao médico.
Baqueteamento digital é o inchaço da ponta dos dedos e alterações na unha, causando arredondamento da ponta do dedo e alargamento da unha, que também pode estar curvada para baixo e amolecida, e, pode afetar os dedos das mãos ou dos pés.
Espessamento dos dedos e unhas com aspecto de “vidro de relógio”, características compatíveis com dactilomegalia (termo médico que se refere a dedos anormalmente grandes, que excedem as proporções normais para a idade, sexo e constituição física do paciente. Pode afetar as falanges, os tecidos moles ou ambos, e manifestar-se de forma unilateral ou bilateral.) e baqueteamento digital (pé torto). Esse achado pode estar associado a várias condições médicas, incluindo doença pulmonar crônica, doença cardíaca cianótica, distúrbios hepáticos e gastrointestinais.
O baqueteamento digital se desenvolve devido à proliferação de tecido conjuntivo na base das unhas, relacionado à hipóxia crônica ou alterações na síntese de fatores de crescimento.
Os principais sintomas de baqueteamento digital são:
1.Arredondamento da ponta dos dedos;
2.Alargamento da unha, que também pode estar curvada para baixo;
3.Amolecimento da unha, que pode ter uma aparência esponjosa;
4.Vermelhidão na base da unha;
5.Aspecto brilhante da pele em volta da unha.
Um estudo denominado “Baqueteamento digital como manifestação inicial de neoplasia pulmonar”, publicado em agosto de 2004, possibilitou diagnóstico de carcinoma broncogênico em paciente assintomático através de um caso de baqueteamento digital. O Carcinoma broncogênico é o nome técnico para o câncer de pulmão, que pode surgir nos brônquios ou no parênquima pulmonar.
O estudo baseou-se no caso de um paciente do sexo masculino, 42 anos, casado, comerciante, que procurou serviço médico com quadro de aumento de volume dos dedos notado pela esposa do paciente e posteriormente pelo mesmo.
O diagnóstico do baqueteamento digital é feito pelo clínico geral, através da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa, além de exame físico e exames laboratoriais, como hemograma completo, testes de função hepática, níveis de eletrólitos no sangue, e exames de tireoide.
As possíveis causas do baqueteamento digital:
1.Doenças cardíacas congênitas ou malformações de artérias pulmonares (Doenças cardíacas congênitas são malformações do coração que surgem antes do nascimento. As malformações das artérias pulmonares podem ser uma manifestação de algumas cardiopatias congênitas.)
2.Linfoma pulmonar ou câncer de pulmão (O linfoma pulmonar é um câncer raro que afeta os pulmões, enquanto o câncer de pulmão é o tipo mais comum de câncer.)
3.Bronquiectasia, tuberculose, fibrose ou abscesso pulmonar (Bronquiectasia, tuberculose, fibrose cística e abscesso pulmonar são doenças ou condições que podem afetar os pulmões.)
4.Endocardite bacteriana (Infecção do revestimento interno do coração, causada por bactérias que invadem o sangue e se aderem às válvulas cardíacas.)
5.Inflamações crônicas do sistema digestivo, como a doença de Crohn ou colite ulcerativa (Doenças inflamatórias crônicas do trato digestivo.)
6.Cirrose (doença crônica do fígado que resulta da substituição do tecido hepático normal por tecido cicatricial.)
7.Fibrose cística (doença genética que provoca a produção de muco espesso e pegajoso, o que obstrui órgãos como os pulmões e o pâncreas.)
8.Doença celíaca (doença autoimune que dificulta a digestão de alimentos que contêm glúten. O glúten é uma proteína presente no trigo, cevada, centeio e aveia.)
9.Hipertireoidismo ou doença de Graves. (causa de hipertireoidismo, uma condição em que a glândula tireoide produz hormônios em excesso.)
Tratamento: A escolha de tratamento para o Baqueteamento vai depender do que causou a condição. O médico responsável pelo caso costuma analisar a diminuição do inchaço nos dedos para analisar como o paciente está respondendo ao tratamento.
Então, se a deformação estiver ligada a um tipo de câncer o profissional responsável pelo caso pode recomendar a quimioterapia ou radioterapia. Quando o Baqueteamento é associado a uma doença pulmonar grave, o transplante de pulmão pode ser necessário.
Em casos em que essa enfermidade não está relacionada com nenhuma doenças respiratórias, o indicado é utilizar medicamento específicos para a tratar o fator que causou o Baqueteamento. Mudar certos hábitos também ajuda na diminuição dos sintomas.
Saiba mais em:
Baqueteamento: saiba tudo sobre essa deformação - Dr. Daniel Souto
Baqueteamento digital: o que é, sintomas, causas e tratamento - Tua Saúde
Saiba o que é uma doença cardíaca congênita e conheça as mais comuns | Blog Sabin
O que é linfoma pulmonar? - Clínica de Cirurgia Torácica em Belo Horizonte | BH Tórax
Bronquiectasia - Distúrbios pulmonares - Manuais MSD edição para profissionais
Doença de Crohn | Biblioteca Virtual em Saúde MS